Aspectos Geográficos

Aspectos Geográficos

Montadas é um município brasileiro no estado da Paraíba. situado na micrrorregião de Esperança, como também, em sua região metropolitana. Segundo os dados do IBGE do ano de 2010 a população era de 4.990 habitantes, com uma previsão populacional em 2017 de 5.691 habitantes em uma área territorial de 31,691 km².

Localização

O Município de Montadas, esta situado na porção central do Agreste Paraibano, entre 7° 05’ 16” de latitude sul (S) e 35° 57’ 32” de longitude oeste (O/W), na área denominada como Polígono das Secas. O município tem como limite, ao Norte, com o Município de Areial, ao Sul, com Puxinanã, a Nordeste, com Esperança, a Leste, com Lagoa Seca e a Oeste,com Pocinhos.

Montadas está distante 157 km de distância da capital do estado, João Pessoa; 25 km de Campina Grande, e 15 km de distância da sede da Comarca, Esperança. As vias de acesso ao município são feitas pela PB-115 via BR 230 que passa pelo distrito campinense de São José da Mata e pelo município de Puxinanã; bem como pela PB 121, que liga o município à comarca de Esperança, via Areial. ou ainda, ao município de Pocinhos; além de ser ligada a Campina Grande pela PB-113 via distrito lagoa-sequense de ão Pedro, mas conhecido como Campinote.

A PB-115 que liga Montadas a Puxinanã chama-se Rodovia Antonio Veríssimo de Souza, em homenagem ao emancipador do município de Montadas.

Altitude

Montadas, localizando-se no Planalto da Borborema, com o nível entre 698m a 789m, deste o St. Manguape ao St. Lagoa Salgada. Ficando a sede do município a 750m do nível do mar, o que faz da mesma a 5ª cidade mais alta do estado da Paraíba.

A superfície local apresenta um relevo de pediplano e maciços residuais, sendo cortado por vales fluviais pouco acentuados, responsáveis pelo rebaixamento em pequenos trechos, principalmente no centro/leste do município, principalmente nos sítios nos Sítios Furnas, Emídio e Manguape.

Solo e Relevo

O Município de Montadas está quase inteiramente localizada, sobre um grande bloco granítico plutônico, de idade geológica provavelmente do período Proterozóico, entre 2,5 bilhões a 590 milhões de anos atrás. Dessa forma, a superfície intemperizada do município mostra-se constituída de solos pouco evoluídos arenosos denominados de regossolos. Assim, a superfície do solo se apresenta como pedregosa em alguns locais e, sobretudo, rasa, raramente ultrapassando os 30 metros de profundidade.

Hidrografia

Montadas está compreendida nas cabeceiras das bacias dos rios: Curimataú, Paraíba, e Mamanguape. O rio Mamanguape tem sua nascente na Lagoa Salgada, entre os municípios de Montadas, Areial e Pocinhos, sendo denominado ainda no território montadense, de Riacho Manguape. Já o Rio Bodogongó, que faz parte da bacia do médio Rio Paraíba, nasce na porção central da cidade de Montadas, entre o Conjunto da Consolação, cruzando o loteamento Veríssimo e o Conjunto Vitória.

Prefeitura de Montadas