A Lei Paulo Gustavo valoriza os artistas locais, diz Secretária da Cultura de Montadas

por Assessoria de Comunicação Publicado em 29/12/2023 às 12:35

A Secretaria Municipal da Cultura realizou a penúltima etapa da Lei Paulo Gustavo (LPG), onde os artistas e artesãos receberam o recurso financeiro relativo a cada projeto. A última parte é a contrapartida dos beneficiários, onde cada um se comprometeu a fazer sua parte, seja com a produção audiovisual, bem como, a produção de clipes, de vídeo-biografias, videoclipe e a entrega das peças pelos artesãos, entre outros. Cada beneficiário deverá fazer a contra partida, bem como fazer a prestação de contas do recurso gasto, de acordo com seu projeto, caso não faca a sua prestação de contas, deverá devolver o recurso recebido.

Para a Secretária Municipal da Cultura, Kárcia Paulino, a Lei Paulo Gustavo foi de grande importância para os artistas, tivemos a valorização dos artistas locais, bem como a grande visibilidade de seu trabalho, com isso o município ganha também, frisou Kárcia. A LPG contempla os pequenos produtores, artesãos e as minorias, finaliza a Secretária.

Antes do lançamento dos editais, a Prefeitura de Montadas por meio da Secretaria da Cultura fez diversas reuniões com o público-alvo, para apresentar a Lei e tirar as dúvidas sobre ela. Bem como realizou o cadastro dos artistas, artesãos e de todos os fazedores de cultura, do município. Com a Assessoria de uma empresa especializada, para trabalhar, desde o cadastramentos, a preparação dos editais, bem como a análise do projetos e divulgação dos contemplados. É importante destacar que a Secretaria de Cultura não participou da análise e da escolha dos projetos, esses pontos específicos foram de responsabilidade da Consultoria especializada, a E2 Empreendimentos.

No mês de setembro, a Secretaria da Cultura lançou dois editais da Lei Paulo Gustavo, o edital 01 - `` SEU LUNGA`` - que tem como objetivo a promoção, o fomento e o apoio à produção de trabalhos artísticos na área do Audiovisual, torna público que estão abertas as inscrições para o EDITAL DE AUDIOVISUAL, destinado a contemplar artistas e agentes culturais do município com atuação no Audiovisual, como exemplo, a produção independente de vídeo biografias, videoclipe, cinema itinerante e cursos, E o Edital 02 - “GERALDO LEITE” tem como objetivo a seleção de projetos culturais das “DEMAIS ÁREAS CULTURAIS” para receberem apoio financeiro por meio da celebração de Termo de Execução Cultural, torna público que estão abertas as inscrições para o EDITAL “GERALDO LEITE”, com o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais do município. Como a música, dança, teatro, arte digital, artesanato e cultura popular.

Depois do lançamento dos editais, os artistas, artesãos e todo o público-alvo, puderam preparar e inscrever seus projetos para serem enviados para análise e posteriormente o resultado. Depois disso, o resultado preliminar, a entrega dos documentos, a interposição de recursos e o resultado final, com os candidatos habilitados a receber o recurso. No mês de novembro, eles assinaram o Termo de Execução Cultural e nesse mês de dezembro, todos receberam o recurso financeiro de acordo com seus projetos.

A última etapa será a contrapartida de cada beneficiário de acordo com seu projeto apresentado. É importante destacar que todas as etapas da Lei Paulo Gustavo foram amplamente divulgadas nas redes sociais, nos canais oficiais e também no Diário Oficial do Município.