Gustavo Martins Miranda conquistou o bronze no Nível 01, ele é aluno da Escola Erasmo de Araújo Souza (EMEFEAS) e se destacou na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Para a Diretora do EMEFEAS, Alzenir Abrantes, ``a OBMEP significa muito! Leva longe o nome da EMEFEAS e desperta o interesse e a dedicação dos alunos e também dos professores e funcionários. Estamos muito felizes e orgulhosos pelo mérito que a Educação do nosso Município alcança através do nosso aluno Gustavo Martins Miranda``, pontua a Diretora.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. (PIC)
Destinado aos alunos premiados da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela Ciência em geral. A Iniciação Científica em Matemática é um programa que visa transmitir aos alunos matemática básica e treina-los no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do contato com problemas interessantes da matemática.
Com Assessoria de Comunicação.