Atletas Montadenses participarão de seletiva nacional para Gymnasiade 2022

Publicado em 18/03/2022 às 11:18

Atletas Montadenses participarão de seletiva nacional, buscando colocação para os jogos mundiais escolares, que serão realizados na França, em maio deste ano.

A atleta Rafaela Rosendo Costa e o atleta Helenildo Ferreira dos Santos, participarão na modalidade Judô, da seletiva da Gymnasiade 2022, uma seletiva nacional que será realizada na capital sergipana no período de 7 a 27 de março com a participação de mais de 3.000 atletas, sob coordenação da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A Gymnasiade é a maior competição estudantil do mundo, a qual será realizada na França no próximo mês de maio.

Foto Enviada por Jilton Lucena

A jovem Rafaela Rosendo Costa, de 17 anos, aluna do IFPB de Campina Grande, disse que “é um misto de sentimentos, ansiedade, gratidão, felicidade, estou muito feliz mesmo”.

Rafaela conta que desde que soube que participaria dessa competição tem se preparado com muito treino, “muito treino mesmo, corrigindo aquilo que precisa ser corrigido, aperfeiçoando aquilo que precisa ser aperfeiçoado, além da preparação psicológica”. Ela destaca que precisa está preparada também mentalmente para participar de uma competição tão importante como essa.

Foto Enviada por Jilton Lucena

O atleta Helenildo Ferreira dos Santos, aluno do EMEFEAS, de 15 anos falou que está se preparando, com bastante treino para a competição. Ele conta que é a primeira vez que estará representando a cidade de Montadas, o estado da Paraíba e o Judô Yoshi Montadas. “Eu vou dar o meu melhor para essa competição, quero muito ser campeão”, disse o atleta.

Ele destacou ainda que se for campeão dedica ao Sensei Jilton Lucena, “porque através dele que estou onde estou”, disse Helenildo. Que agradece também a Sensei Givanilda Caetano. Ele finaliza dizendo que vai dar o seu melhor e que se não for campeão, já está feliz, mesmo em poder representar a sua cidade.

A Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer de Montadas vem apoiando as competições esportivas, onde diversos atletas do município puderam participar de diversas competições, de várias modalidades. O Secretário Marcelo Vieira Costa disse que “A secretária de Esporte vêm sempre dando o suporte necessário para que nossos atletas tenham a chance de participar das mais diversas competições, e com isso nossos atletas vem se destacando a nível estadual e nacional, esse é nosso compromisso para com o povo de nossa terra”, pontuou Marcelinho, como é conhecido.

Durante todo o período de realização do evento, Aracajú deve receber mais de 5.000 pessoas, entre técnicos, dirigentes, oficiais e os próprios atletas. As cidades de Macapá/AP, Maricá/RJ e Rio Branco/AC também sediarão seletivas desta competição, no entanto Aracajú concentra o maior número de disputas por modalidade esportiva: Atletismo e Ginástica Artística (de 7 a 10 de março), Tênis de Mesa (de 14 a 18 de março), Judô e Wushu (de 21 a 24 de março), Xadrez (de 27 a 31 de março) e Ginástica Rítmica e Natação (de 28 a 31 de março).

O sensei Jilton Lucena, responsável pelo projeto social de lutas da cidade de Montadas, onde Rafaela e Helenildo treinam, comenta a felicidade de poder enviar atletas para representarem o Estado da Paraíba em uma competição tão grande, "eu me sinto orgulhoso, sinto mais feliz do que se fosse eu mesmo indo. Ver meus alunos e alunas viajando de avião, se hospedando nos melhores hotéis das cidades onde competem e conhecendo pessoas de todo o Brasil é algo que me deixa muito realizado", "eles participaram de uma seletiva Estadual e conquistaram a vaga, mostrando que todos podem buscar o seu espaço, o negócio é treinar e se dedicar, mesmo em meio a todas as dificuldades, no final tudo dará certo", destaca o professor Jilton.