Notícia

Montadas completa segunda fase da campanha contra febre aftosa sem custeio ao criador

Publicado em 28/12/2013 às 17:21

Os criadores de gado da cidade de Montadas já podem considerar que seus animais estão livres da febre aftosa. É que a Prefeitura Municipal, finalizou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença, nesta quinta-feira, 28.

Como fez na primeira fase, o órgão comprou e doou mais de 1700 doses, contemplando assim 100% dos animais e não tendo nenhum custo aos criadores, já que financiou, também, a aplicação da vacina realizada por um veterinário e dois técnicos agrícolas que visitaram diariamente as propriedades rurais, nos períodos manhã e tarde, desde o último dia 09.

A PMM também está realizando o cadastramento dos criadores junto ao Escritório de Atendimento Comunitário da Defesa Agropecuária (EAC), procedimento realizado anteriormente pela EMATER, e que lança informações no Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC) visando a aquisição da Guia de Transporte Animal (GTA), documento necessário para a compra e venda do gado.

Para Joaquim Santana, responsável pelo setor de Agricultura, as doações das vacinas nas duas fases da campanha foram importantes pois beneficiou diretamente o pequeno produtor, já que muitos não teriam condições de bancar o custeio.

"O prefeito Jairo Herculano está de parabéns pela iniciativa inédita no município. Atos como este valoriza o pequeno criador, que têm poucas condições. Podemos considerar que Montadas está livre da febre aftosa", afirmou Joaquim.

A entrega dos comprovantes de vacinação, está prevista para acontecer na solenidade de inauguração da sede da Secretaria de Infraestrutura e Agricultura, que acontecerá no dia 03 de dezembro na rua Manuel Cirino Lira, vizinho a panificadora Vitória.

Prefeitura de Montadas