Montadas pretende ingressar em Consórcio Intermunicipal para angariar recursos para a Segurança Pública

Publicado em 10/07/2021 às 14:07

O município de Montadas, após manifestação de interesse de adesão participou da primeira reunião do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública – UNISEG, que ocorreu nesta última sexta-feira, 09, no auditório do SEBRAE, em João Pessoa, tendo como objetivo integrar as municipalidades paraibanas ao Sistema Estratégico de Segurança Pública. Além de Montadas, outros 27 municipalidades foram convidados a participar do projeto, dos quais 18 municípios já manifestaram adesão.

O Secretário de Administração, Antonio Veríssimo representou o prefeito constitucional Jonas de Souza na reunião promovida pelos interessados do consórcio, que contou a participação de diversas autoridades municipais do estado, os quais buscam melhorar a segurança de seus municípios a partir do SUSP - Sistema Único de Segurança Pública que foi instituído pela Lei Nº 13,675, 11 de junho de 2018.

Secretário de Administração de Montadas, Antonio Veríssimo de Souza Segundo e o Prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Jr.

O SUSP visa integrar os órgãos de segurança e inteligência; padronizar informações, estatísticas e procedimentos; entre diversas outras medidas visando a integração das forças de segurança. Juntamente com essa legislação foi criada a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS). Com essas legislações passa a existir uma integração entre a União, os estados e os municípios, dando a esses últimos condições e recursos para investir na segurança pública, a partir da criação de um fundo próprio.

Em 2022, apenas com recursos das loterias está previsto recursos para a Segurança Pública na ordem de R$ 4,3 bilhões, contudo ainda há pouquíssimos municípios estruturados com projetos para fazer parte e obter recursos para a devida área estratégica, por isso a importância da criação do consórcio que visa captar tais investimentos para os municípios.

Com a adesão ao consórcio, o município de Montadas, poderá constituir um Fundo Municipal que condicionará as condições para, por exemplo, formar uma Guarda Municipal eficiente de prevenção ativa e criar centrais de monitoramento com tecnologia avançada, onde o município implementaria um ecossistema de governança integral de segurança, abrangendo as áreas da Administração, Educação, Infraestrutura e Saúde.

Com o Sistema Integrado de Segurança Municipal, busca-se uma inovação intermunicipal de comunicação, prestando informações relevantes na área de segurança como forma de prevenir e garantir a pacificação das localidades, ferramenta atualmente ausente entre setores da segurança nacional e estadual junto aos municípios.

Após a assinatura do protocolo de intenções assinado com os demais gestores municipais fundadores, o prefeito Jonas de Souza estará encaminhando ao Legislativo Municipal, o projeto de lei municipal para a ingressão do município de Montadas no consórcio.

É uma iniciativa de grande importância para a segurança pública municipal, pois com a conquista de tais recursos poderemos implantar no município de Montadas um cenário de segurança integrada desejada pela população, a qual o prefeito Jonas de Souza há muito tempo busca implementar. É bom para os municípios, é bom para Montadas, e bom para a melhoria da segurança pública em prol dos nossos munícipes e visitantes. Pontuou o Secretário de Administração, Antonio Veríssimo.

Com Assessoria de Comunicação