PREFEITURA DE MONTADAS REÚNE PODER PÚBLICO E SETOR PRODUTIVO PARA DISCUTIR MEDIDAS DE COMBATE A COVID-19 NO MUNICÍPIO

Publicado em 09/03/2021 às 16:18

A Prefeitura de Montadas reuniu nesta terça, pela manhã, no Auditório da Escola Erasmo Araújo de Souza (EMEFEAS) os lojistas, comerciantes, empreendedores, empresários, as Igrejas e o poder Legislativo para dialogar a respeito das medidas de Combate ao Coronavírus. Participaram também os representantes do Poder Executivo, o Prefeito Jonas de Souza, os secretários: Kátia Ramalho (Finanças), Antônio Veríssimo de Souza Segundo (Administração), Erasmo de Souza (Saúde), Leandro de Souza (Infraestrutura), Marcelo Vieira Costa (Esportes) e o Procurador Geral do Município, Enéas Veríssimo. O conselho Tutelar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais estiveram presentes também.

Como forma de reforçar as medidas sanitárias e de higiene para o funcionamento dos setores produtivos, a Prefeitura de Montadas por meio das Secretarias de Saúde, Procuradoria Geral e Administração apresentaram ao setor produtivo os principais pontos de enfrentamento a pandemia, visto que o município de Montadas está na Bandeira Laranja. O encontro foi realizado respeitando as regras de distanciamento social, todos usando máscaras, na entrada álcool em gel para higienização das mãos e aferição de temperatura.

Prefeito Jonas de Souza

O Prefeito Jonas disse que: “Nesse momento vivenciamos a pior crise com a pandemia, estamos com bandeira laranja e devido ao colapso do setor de saúde em relação a leitos para tratamento da covid-19, estamos obrigados a realizar uma série de ações”, disse o prefeito.

Jonas de Souza solicitou o apoio dos segmentos para que possam respeitar as regras de funcionamento do decreto e colaborar com a disseminação das ações, recebendo imediato apoio de todos os setores presentes. “Esse decreto de readequação do setor produtivo será construído com todas as regras vigentes do ponto de vista da saúde pública. Também teremos todo o cuidado de apresentar o nosso plano de readequação ao Ministério Público e ao governo do Estado, antes de publicar o nosso decreto. Mas para que possamos continuar incluindo novos segmentos, precisamos da colaboração de todos. Que respeitem as regras e que possam cumprir o horário de funcionamento e os protocolos de cuidados”, expressou o Prefeito.

Mais de 100 pessoas participaram da reunião onde foram levantadas algumas questões como exemplo, os bares e comércios que funcionam a noite. Bem como, um questionamento a respeito de um auxílio para aqueles que tiverem seus estabelecimentos fechados, caso isso aconteça. Além da necessidade de reforçar as medidas de combate a Covid-19 no município e também aumentar a fiscalização para que as medidas sejam cumpridas. Os Vereadores presentes na reunião se comprometeram em agilizar a tramitação dos projetos referentes ao controle da pandemia.

Secretário de Saúde, Erasmo de Souza. Ao lado Yuri Presidente da Câmara e Jonas de Souza

O Secretário da Saúde Erasmo de Souza citou as inúmeras ações já realizadas e disse que esse é “momento de prevenção”, mas que é necessário que toda a sociedade faça sua parte e tome os cuidados necessários. O Secretário de Saúde Erasmo de Souza falou da necessidade de ampliar as medidas, como por exemplo, instalar novamente a Barreira Sanitária no município, nas principais entradas da cidade, na próxima semana, já deve começar a funcionar. “Precisamos voltar com medidas educativas e de controle, estamos com o controle de casos em nosso município, mas preocupados que estamos com a demanda por leitos no município referência no atendimento ao covid-19 para nós que é Campina Grande, vamos agilizar diversas ações de controle e educação visando evitar contagio”, disse Erasmo de Souza.

Segundo o Secretário de Saúde as equipes devem fazer questionamentos às pessoas que chegam no município, usar equipamentos de aferição de temperatura, como também higienizar veículos nas entradas da cidade. “Nós vamos montar algumas equipes para fazer um questionário desses sintomas e se for necessário a gente já encaminha para os centros de referência, mas vamos também repetir o que foi feito no início da pandemia com higienização de vários locais de muita movimentação e aglomeração, além de campanhas educativas, é importante a participação popular e a contribuição dos comerciantes para esse momento”, disse Erasmo.

O Secretário Erasmo falou a respeito do Plano de Vacinação, que o município segue rigorosamente o plano nacional de vacinação e até agora Montadas recebeu 320 doses que foram usadas nos profissionais de saúde e em idosos. “Estamos seguindo as demandas por idade, esperamos que nos próximos dias possamos receber novas doses e ainda em abril darmos uma acelerada na contingencia de pessoas vacinadas, é importante enquanto não temos vacinas para todos que respeitemos o distanciamento e o uso de mascaras”, concluiu.

Confira outras fotos em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraDeMontadas

Instagram: instagram.com/prefeiturademontadas