Notícia

Secretaria Municipal da Saúde implanta novo serviço para a população

por Assessoria de Comunicação Publicado em 04/01/2024 às 21:05 942 Visualizações

 A Prefeitura de Montadas por meio da Secretaria Municipal da Saúde implantou um novo serviço no município, um telefone, a disposição da população para o atendimento de urgência e emergência, quem fará esse atendimento é a enfermeira plantonista. O número disponibilizado para ligações é o 83 98661 5782.


Durante a pandemia da Covid-19, o Prefeito Jonas de Souza implantou um serviço de atendimento móvel para a população, com enfermeira plantonista, este serviço permaneceu pós pandemia e agora a equipe disponibilizou um número de telefone para o atendimento da saúde, para as situações de urgência e emergência.


A Coordenadora da Ambulância, Ediluce Cândido, que é enfermeira, especialista em urgência, emergência e UTI explica como vai funcionar este serviço:


``Esse serviço foi implantado na época da pandemia, na época do COVID houve essa necessidade e o nosso prefeito contratou quatro enfermeiras para trabalhar em regime de plantão de 24 horas na ambulância. E quando a pandemia passou, o prefeito resolveu manter esse serviço. E esse serviço vem sendo de grande importância, de grande ajuda para a nossa população, tendo em vista que por ser uma cidade pequena, não contamos com hospital no nosso município, apenas temos equipes básicas de saúde e essa equipe que funciona 24 horas. Essa nossa equipe é formada por quatro enfermeiras que trabalham 24 horas por 72. E agora, colocamos quatro condutores em regime de escala só para ambulância. Então, esses condutores também vão trabalhar 24 horas por 72 com a enfermeira. E vão ficar apenas para a ambulância. Então, não vai faltar motorista e enfermeira 24 horas de plantão``, diz Ediluce Cândido.


A Enfermeira fala da novidade que é a implantação de um celular com um número apenas para o atendimento de urgência. Caso a pessoa precise de um atendimento, ela liga e a enfermeira de plantão atenderá e irá se deslocar até o local indicado pelo paciente, fazer a triagem e tomas as medidas necessárias. Caso o paciente precise ser deslocado, a enfermeira junto ao condutor farão o transporte. Em casos mais complexos, a enfermeira irá acionar o SAMU e ficar no local fazendo os primeiros socorros até a chegada do SAMU. ``Porque, às vezes, dependendo do caso, precisa-se de um SAMU avançado, chamado de USA (Unidade de Suporte Avançado). Que é essa equipe formada com o médico, o enfermeiro e o condutor. E a nossa equipe é a básica, formada apenas com a enfermeira e o condutor. Se, caso não houver a necessidade de ser transferida em um SAMU avançado, a nossa equipe faz esse transporte até o hospital mais próximo. Porque nós compramos materiais novos e a ambulância está toda equipada com esses materiais básicos de urgência``, explica Ediluce.



A Coordenadora Ediluce enfatiza que o transporte para levar pra exames, consultas, para pegar pacientes, continua o mesmo número da garagem. Este telefone será apenas para os atendimentos com a enfermeira.



Assessoria de Comunicação 

Prefeitura de Montadas