Vacina da Febre Aftosa está disponível na Secretaria da Agricultura, em Montadas

por Assessoria de Comunicação Publicado em 22/04/2024 às 20:13

A Prefeitura de Montadas por meio da Secretaria Municipal de Agricultura disponibiliza a vacina da Febre Aftosa para que os agricultores possam vacinar o gado. A campanha ocorre anualmente e esse ano de 2024, a vacinação foi antecipada para este mês de abril, pelo Governo do Estado.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura de Montadas, Edmilson Vieira, fala sobre a importância da vacinação para os animais. Os criadores devem se dirigir até a sala da Secretaria da Agricultura para realizar o cadastro e receber as doses para vacinar o gado.  Edmilson ressaltou que a vacinação, que geralmente ocorre em maio e novembro, foi antecipada para abril. “Desde o dia 15 de abril, os criadores podem adquirir a vacina, e a campanha se estenderá até o dia 30 do mesmo mês. É fundamental que todos os criadores atuem prontamente para imunizar seu rebanho contra essa doença”, disse ele.

O secretário adjunto destacou que, caso o governo estadual alcance a meta de 90% de vacinação do rebanho paraibano, a vacinação será descontinuada, dispensando os criadores dessa obrigação. Portanto, ele convocou todos os criadores a comparecerem à Secretaria de Agricultura, localizada na sede da prefeitura municipal, para realizar o cadastro do rebanho e receber a vacina. Vieira enfatizou o compromisso contínuo da gestão municipal com os criadores e agricultores locais, ressaltando que desde o início do primeiro mandato do prefeito Jonas de Souza, a entrega da vacinação tem sido realizada anualmente em duas etapas.

FEBRE AFTOSA

A febre aftosa é uma doença grave, altamente contagiosa, responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais. Afeta principalmente bovinos e búfalos de todas as idades, mas pode infectar outros animais de casco bipartido, como suínos, ovinos e caprinos. Os principais sinais clínicos são: salivação em excesso e claudicação (manqueira). Ocorrem lesões (aftas) na língua e na boca, feridas nos cascos e tetas, febre alta e perda de apetite.